Encontro Nacional de Economia

XXVI Encontro Nacional de Economia Política

O evento irá acontecer de forma online do dia 8 a 11 de junho.

FACE irá sediar o XXVI Encontro Nacional de Economia Política realizado pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). O evento irá acontecer de forma online do dia 8 a 11 de junho. O objetivo do encontro é discutir sobre a profunda crise internacional que assola o país, agravada pela pandemia da Covid-19.

Encontro Nacional de Economia

Nas últimas décadas, acompanhando as mudanças na base produtiva, floresceu, no campo da teoria social, uma série de formulações que asseveravam o fim da centralidade da categoria trabalho. Em um momento de singular gravidade na história da humanidade – em que se reúnem na mesma quadra hegemonia neoliberal, pandemia, home office, o fervoroso discurso do “empreendedorismo” e do fim da jornada de trabalho, com tantos impactos políticos, econômicos e, sobretudo, humanos trazidos pela supressão de direitos sociais e trabalhistas –, mesmo os outrora árduos defensores da não-centralidade do trabalho na geração de valor agora pressionam governos nacionais para a retomada mais ou menos imediata das atividades laborais, sob o risco de “colapso da economia”.

Nesse cenário, o objetivo geral do XXVI Encontro Nacional de Economia Político, organizado pela Sociedade Brasileira de Economia Política e por um grupo de professores da Universidade Federal de Goiás, é reafirmar e debater a centralidade do trabalho em meio à profunda crise internacional que atravessamos, muitíssimo acirrada pela pandemia provocada pela Covid-19. Inclusive, alguns questionamentos quanto à crise internacional colocaram esse novo elemento como pano de fundo, principalmente do que se pode esperar do mercado de trabalho – mundial e brasileiro, em particular – após o processo de superação e, não menos importante, dos seus profundos impactos nas relações e nas condições de trabalho e nas mais diversas esferas da vida humana.

Estão convidados a participar do evento professores, estudantes e pesquisadores da área das Ciências Econômicas e demais áreas afins. A programação completa do evento e a forma de inscrição podem ser conferidas nos links abaixo:

www.sep.org.br

Contato: enep@sep.org.br