seminário internacional

Palestra do Professor Doutor Sameer Kulkarni, do Indian Institute of Technology Gandhinagar marca encerramento do Seminário Internacional de Pós-Graduação da FACE

O evento é fruto da cooperação entre os programas de pós-graduação da FACE para a promoção de práticas globais de aprendizado

Como parte de uma extensa programação que visa a colaboração internacional e o fortalecimento dos programas de pós-graduação da FACE, aconteceu no dia 07 de julho, a palestra do Professor Doutor Sameer Kulkarni, do Indian Institute of Technology Gandhinagar (IITGN), que marcou o encerramento do "Seminário Internacional de Pós-Graduação da FACE". 

O evento foi uma iniciativa idealizada pelo docente da FACE, professor Marcos Severo. Em parceria com o coordenador de Internacionalização da FACE, professor Pedro Henrique Evangelista e também com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (SRI/UFG). 

A programação do Seminário Internacional da FACE contou com a mesa de abertura composta pela professora Andréa Lucena (diretora da FACE), professora Laís Thomaz (secretária da SRI/UFG) e os professores Pedro Evangelista e Marcos Severo. Neste primeiro momento, houve uma apresentação das Políticas de Internacionalização da UFG e da FACE. Atualmente existem 106 acordos vigentes de cooperação internacional dentro da Universidade. 

Em seguida, docentes e egressos da FACE, que vivenciaram experiências de internacionalização, compartilharam seus relatos com os participantes do Seminário. Participaram deste momento: Jéssica Traguetto (docente da FACE), Alethéia Ferreira da Cruz (docente da FACE), Sandro Monsueto (docente da FACE) e Alexandre Pinchemel (egresso da FACE). O professor Cândido Borges (FACE/UFG) trouxe um panorama de como a Internacionalização aparece como pontuação da CAPES para os programas de pós-graduação. 

A palestra do professor doutor Sameer Kulkarni marcou o encerramento do Seminário. Em sua fala, ele compartilhou suas experiências de formação na Índia, Alemanha, Japão e Estados Unidos. Sameer Kulkarni já teve vivências docentes em mais de 20 países e destacou em sua apresentação como a Educação e Internacionalização fortalecem o crescimento de um país. "A forma como eu penso e o meu modo de ser como pessoa foram construídos a partir das minhas experiências em diversos lugares como professor", disse. 

Com vasta experiência nas áreas de Arquitetura de Inovação e Inteligência Artificial, o Professor Doutor Sameer Kulkarni destacou a importância da Internacionalização para a mobilização intelectual global: "precisamos entender como o mundo opera e por isso as parcerias de internacionalização são tão importantes. Diversidade e Globalização constroem civilidade. A educação é a base de tudo". 

O professor Marcos Severo, responsável pela atividade do Seminário Internacional da FACE, enfatizou a importância de oportunidades como essa para a Universidade: "internacionalizar é construir conexões para a vida toda. Certamente este é um primeiro momento de muitos acordos e cooperações que podemos desenvolver".

Categorias: Seminário Cooperação internacional Pós-Gradução