cardc

Cerimônia de Abertura do Congresso da FACE 2022 foi realizada no Cine UFG em noite com palestras e presença da Reitoria

O Congresso marca a sua retomada presencial depois de dois anos em caráter remoto

congresso 2022 1

Marcando o seu retorno na modalidade presencial, o Congresso da FACE, edição 2022, teve sua cerimônia de abertura realizada no dia 17 de agosto (terça-feira), às 19h, no Cine UFG. Com a presença do corpo docente e discente da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UFG e também de outros cursos da Universidade. A Mesa de Abertura contou com a presença da Magnífica Reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, a Diretora da FACE, professora Andréa de Lucena e o Coordenador de Extensão da FACE, professor Felipe Queiroz.

Em sua fala, o professor Felipe Queiroz destacou a importância do trabalho coletivo da comunidade FACE para que o evento fosse realizado: "gostaria de agradecer às técnicas e técnicos e também professores e professoras que trabalharam para que este evento fosse possível, sobretudo de forma presencial. Este ano a nossa programação conta com mais de 100 atividades, buscando sempre integrar o mercado e a pesquisa acadêmica. Diariamente teremos palestrantes de fora da UFG potencializando o intercâmbio de saberes e nosso diálogo com outras instituições".

A diretora da FACE, professora Andréa de Lucena, parabenizou a organização do Congresso e ressaltou o trabalho de pré-evento: "fazer um Congresso como este é resultado de um ano inteiro de trabalho prévio. Estamos dentro de uma grande área que são as Ciências Sociais Aplicadas e oportunidades como esta nos aproximam das tendências e discussões que atravessam tanto a Administração, quanto a Economia e também as Ciências Contábeis. Para a FACE é um orgulho vivenciar este auditório preenchido com discentes em busca de conhecimento".

A magnífica reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, enfatizou a importância dos eventos acadêmicos como o Congresso da FACE: "A Universidade tem uma finalidade absoluta, que é formar pessoas com qualidade. Estar com vocês aqui no Cine UFG é revigorante, pois não teria sentido dar posse a diretores e inaugurar espaços físicos em nossa Universidade sem que tudo isso tivesse uma finalidade: os estudantes. Vocês são a razão e o fim da nossa existência", destacou.

congresso 2022 2

SESSÃO DE ABERTURA

A solenidade de abertura teve continuidade com a Seção "Desafios da Indústria Brasileira Diante da Transformações Globais", que teve como palestrantes a professora doutora, Lia Hasenclever (UFRJ) e o professor doutor Célio Hiratuka (Unicamp). Com moderação do professor da FACE, Felipe Queiroz.

A professora Lia Hasenclever integra o programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de Cidades e também foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua palestra, ela enfatizou a questão das desigualdades regionais no contexto brasileiro e trouxe perspectivas para o desenvolvimento econômico no Brasil: "precisamos compreender que a inovação e a indústria são os caminhos para o desenvolvimento econômico. Não acompanhamos o mundo no processo de reindustrialização e por isso temos um hiato de produtividade. Somente com o conhecimento, aliado à sua aplicação, e uma estratégia nacional de investimento público em pesquisa e infraestrutura podem transformar a indústria brasileira", pontuou.

O professor Célio Hiratuka é livre docente e diretor associado do Instituto de Economia da Unicamp. É também pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), além de coordenador do Grupo de Estudos Brasil - China. Em sua palestra, ele destacou as contradições da globalização e os sinais de mudança em meio às crises recentes: "estamos em transição para um novo cenário. A integração global entra em choque com a desaceleração da globalização. Temos uma tendência à regionalização das cadeias produtivas e a nacionalização dos suprimentos. Precisamos superar a dicotomia "público x privado" para que o Brasil se torne um ambiente interessante dentro da economia global", sinalizou.

As atividades do Congresso FACE seguem até o dia 19 de agosto (sexta-feira), com palestras, minicursos e apresentações de trabalho da graduação e pós-graduação. As inscrições devem ser realizadas no site do evento, para cada atividade específica. Os certificados serão enviados após o período do Congresso.

congresso 2022 3

Categorias: Notícias congresso FACE 2022