card cerimonia

Com indicação da FACE, o professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás

A solenidade aconteceu no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, com presença da comunidade FACE e da Reitoria

Em solenidade que aconteceu no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), no dia 01 de setembro, às 17h, a Universidade Federal de Goiás (UFG) concedeu ao professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, o título de Doutor Honoris Causa. A honraria é fruto do parecer encaminhado pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE-UFG) ao Conselho Universitário (Consuni) aprovado em maio deste ano.

A FACE esteve presente na solenidade compondo a mesa diretiva e também encaminhando o professor Luiz Gonzaga Belluzzo para o recebimento da honraria. A diretora da unidade, professora Andréa de Lucena e o professor Pedro Henrique Evangelista discursaram. E o professor Everton Rosa foi quem acompanhou Belluzzo para composição da mesa. Em sua fala, Pedro Henrique destacou como o professor Luiz Belluzzo é parte fundamental em sua formação: "de maneira muito inegável tenho a minha formação diretamente influenciada pelos debates e pelas teorias que o professor Belluzzo construiu ao longo de sua carreira", disse.

A diretora da FACE, professora Andréa de Lucena, agradeceu às entidades de classe que possibilitaram o andamento do título ao professor Belluzzo e também pontuou a importância de uma formação ética para o exercício da cidadania. "Hoje vivemos uma primeira vez aqui. É a primeira vez que a FACE concede um título de Doutor Honoris Causa a uma personalidade que se distingue pelo seu saber e sua atuação. Estamos muito felizes com a concessão do título ao professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo", destacou.

A reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, presidiu a mesa diretiva e deu as boas-vindas ao professor Belluzzo, que agora também faz parte da comunidade da Universidade Federal de Goiás. A reitora agradeceu e parabenizou a professora Andréa de Lucena pela iniciativa e pelo desenvolvimento do processo comandado pela FACE que culminou na entrega do Título de Doutor Honoris Causa. A professora também ressaltou a importância do legado do professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo: "há uma geração de professores que é herdeira do seu legado. A docência forma pessoas e cidadãos. Pessoas que irão exercer suas profissões de forma crítica, mas também de forma amorosa e responsável", disse.

DEBATE: "A VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA A RECONSTRUÇÃO DO BRASIL"

Após a solenidade, o professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo participou da Mesa de Debate "A valorização da ciência e da tecnologia para a reconstrução do Brasil”, mediada pela diretora da FACE, professora Andréa Freire de Lucena e também composta pelo professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas, José Alexandre Felizola Diniz Filho.

Na ocasião, os professores destacaram a importância da ciência e da tecnologia para discutir os rumos da reconstrução do Brasil. "A humanidade se eleva a partir da educação, da ciência e da tecnologia. Só valorizando cada uma delas é que teremos uma sociedade mais justa e igualitária. Ciência é poder! É a ciência que resolve problemas diários, em sua dimensão de conhecimento aplicado", destacou o professor José Alexandre Felizola Diniz Filho.

Citando pensadores como Habermas e Adorno, o Doutor Honoris Causa, professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, salientou que é preciso discutir a crença na razão e a visão religiosa do mundo para compreender o enfraquecimento do discurso científico no Brasil. "A capacidade de fazer pesquisa está nas universidades públicas. Precisamos acreditar em nosso potencial e pensar pragmaticamente. É o estoque de conhecimento das universidades que deve estruturar nossas políticas públicas", concluiu.

É possível assistir a Solenidade de Entrega do Título de Doutor Honoris Causa e o Debate pelo canal do Youtube da ADUFG.

Acesse em:

Entrega do Título