
Pesquisa investiga o perfil dos pequenos empreendedores no Brasil
Estudos recentes tiveram como foco o perfil dos empreendedores de pequenos negócios brasileiros
A diversidade e a variedade de perfis dos empreendedores no Brasil têm sido um interessante objeto de estudo e pesquisa. Essa é uma das pautas de pesquisas efetuadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As informações sobre o cenário empreendedor do país são disponibilizadas por meio de seu banco de dados, o Data Sebrae.
Um dos estudos recentes teve como foco o perfil dos empreendedores de pequenos negócios brasileiros. De acordo com o Data Sebrae, 55% dos pequenos empresários são brancos, seguidos por 33% de pardos e 7% pretos — segundo a autodeclaração.
Além disso, quase 60% desses possuem ensino superior incompleto ou mais, e 66% desses empreendedores atuam nas áreas comercial e industrial.A pesquisa revela também que 45% dos microempresários (ME’s) iniciaram seus empreendimentos graças ao conhecimento e/ou experiência que possuíam na área.
Agora, sobre os microempreendedores individuais (MEI’s), a história é um pouco diferente — empreendedores negros equivalem a 54% do grupo. Além disso, 42% possuem ensino médio ou técnico completo, e 34% superior completo. A pesquisa também revela a motivação pela busca de abrir seu próprio negócio: 30% dos microempreendedores escolheram essa opção para ter acesso aos benefícios do através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), demonstrando assim a busca por maior segurança e proteção social.
Os dados disponibilizados pelo Data Sebrae são essenciais para compreender as características e particularidades dos empreendedores brasileiros, permitindo a formulação de estratégias e políticas que atendam às suas demandas e necessidades específicas. Conhecer o perfil dos empreendedores é um passo importante para o desenvolvimento do empreendedorismo no país e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e diversificada.
Fonte: Data Sebrae