
Qual o quadro atual dos pequenos negócios no Brasil?
Dados da 3ª edição da Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae nos meses de abril e maio de 2023, revelam desafios enfrentados por esses empreendimentos.
A economia brasileira é, em boa parcela, impulsionada pelo setor de pequenos negócios. No entanto, dados da 3ª edição da Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae nos meses de abril e maio de 2023, revelam desafios enfrentados por esses empreendimentos.
De acordo com o estudo, aproximadamente 78% dos pequenos negócios enfrentaram aumentos de custos nos últimos 30 dias — referente ao período da pesquisa — enquanto 42% sofreram redução no faturamento, ainda enfrentando uma queda no número de clientes, em uma cerca de 31%.No empreendedorismo digital, a proporção de empresas que utilizam ferramentas digitais para vendas online também registrou uma queda de 71% para 69%.
Apesar desses desafios, há sinais promissores para o setor: a pesquisa mostra que a busca por empréstimos teve uma redução de 3% e que quase metade das empresas estão comprometidas em pagar suas dívidas. Com o objetivo de apoiar os pequenos negócios, a União publicou, na primeira quinzena do mês (10/07), novos editais para renegociação de dívidas.
Por meio de uma iniciativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), os donos de pequenos negócios terão a oportunidade de renegociar suas dívidas ativas com a União, através de transação tributária, que inclui benefícios como a redução do valor a ser pago. Os empresários interessados terão até o dia 29 de setembro para dar entrada no processo pelo portal Regularize da PGFN. Espera-se que essa medida contribua para fortalecer o setor de pequenos negócios e impulsionar a economia do país.
Fonte: Pesquisa Pulso/Data Sebrae
Ascom | FACE