Oportunidade de iniciação científica para estudantes da FACE

Seleção também está aberta para contemplar bolsas

A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) torna público as inscrições para estudantes que queiram participar de três projetos de pesquisa da unidade acadêmica. A princípio, está disponível uma vaga para cada projeto, sendo dois deles podendo ser desenvolvidos com bolsa.

Para ter mais informações, e poder se inscrever, é preciso entrar em contato com o Prof. Dr. Pedro Henrique Evangelista Duarte por meio do e-mail pheduarte@ufg.br.

Confira os projetos de pesquisa disponíveis:

• Teoria econômica na América Latina: o debate teórico.

O objetivo do projeto é estudar as teorias que foram elaboradas para analisar a realidade econômica e social da América Latina a partir das particularidades e especificidades da região. Serão estudadas, especialmente, a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), a Teoria da Marginalidade Social e a Teoria da Dependência.

• Superexploração da força de trabalho: uma análise do período militar (1964-1985).

O objetivo do projeto de pesquisa é estudar a categoria superexploração da força de trabalho e analisar seu comportamento durante o período do regime militar no Brasil (1964-1985), e com isso traçar um panorama sobre a dinâmica das relações de trabalho no país.

• Desemprego estrutural e marginalidade social no Brasil (1990-2000).

O objetivo do projeto de pesquisa é estudar a categoria marginalidade social e analisar seu comportamento durante no período 1990-2000, no Brasil. A pesquisa é uma continuidade de outras pesquisas, que analisaram os mesmos aspectos para as décadas precedentes.