Professor da FACE publica artigo

Professor da FACE publica artigo na El Trimestre Económico

Revista mexicana tem Qualis A2 e é referência em economia da América Latina

Parabenizamos o professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Pedro Evangelista, pela publicação de uma análise sobre a informalidade no Brasil, na revista El Trimestre Económico. A publicação integra uma edição especial da revista, que organizou um dossiê sobre a informalidade na América Latina.

O artigo aborda os indicadores de informalidade no Brasil desde o golpe de 2016 até o período recente, analisando o comportamento desses indicadores em sintonia com o ciclo econômico e as políticas implementadas pelos diferentes governos ao longo desses anos. A informalidade, em geral, tende a aumentar em tempos de crise e a diminuir em períodos de crescimento. Contudo, nos últimos anos, o fenômeno expandiu-se, mesmo com a redução da taxa de desemprego, o que levanta questionamentos sobre sua natureza.

De acordo com a pesquisa, o estudo investiga dois fatores principais: o caráter estrutural da informalidade na economia brasileira e as novas tendências que podem explicar seu aumento, mesmo em períodos de recuperação econômica.

Como resultado da investigação, o professor Evangelista sugere que a informalidade no Brasil assumiu novos contornos após o golpe de 2016, sendo influenciada também pelos impactos da pandemia de COVID-19. De acordo com o docente, “no artigo, eu faço o debate sobre os aspectos da informalidade no Brasil após o golpe sofrido por Dilma Rousseff, em 2016, tentando perceber especificamente a dinâmica da informalidade após os efeitos imediatos da pandemia da COVID 19".

Confira o texto, clicando aqui.

Fonte: Ascom | FACE