FACE recebe MTE

FACE recebe comissão técnica do Ministério do Trabalho e Emprego

A FACE lidera avaliação do PNMPO(Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado) em parceria com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). 

A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG) tem desempenhado um papel de destaque na avaliação do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Como parte desse processo, a FACE já organizou três seminários locais e mais de 41 grupos focais em diferentes regiões do país, consolidando sua atuação na análise crítica e qualificada de políticas públicas voltadas à inclusão econômica.

Na última quarta-feira (18/6), os técnicos do MTE Estefânia Resende de Sousa e João Paulo Figueredo Bonfim estiveram na Universidade Federal de Goiás (UFG) para acompanhar de perto o andamento do trabalho desenvolvido. Eles foram recebidos no Gabinete da Reitoria pela reitora Angelita Pereira de Lima e pelo vice-reitor Jesiel Carvalho, além das professoras Andréa Lucena e Cláudia Regina Rosal Carvalho, ambas da FACE e integrantes da equipe responsável pela execução do projeto.

FACE recebe MTE 1FACE recebe MTE 2

A visita incluiu passagens pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), pelo Parque Tecnológico Samambaia e pela própria FACE, onde os representantes do MTE puderam conhecer as bases metodológicas e os encaminhamentos da avaliação em curso. O projeto é fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre UFG e MTE, com a interveniência da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

A reitora Angelita destacou a expertise da Universidade na condução de avaliações de políticas públicas, citando experiências anteriores como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (Simapes). Nesse sentido, a professora Andréa Lucena reforçou: “A gente tem se consolidado na avaliação de políticas públicas”.

A avaliação do PNMPO deve culminar, até o final do ano, com o lançamento de uma publicação sistematizando os principais apontamentos e contribuições levantadas ao longo do processo. Os representantes do MTE elogiaram o trabalho da equipe da FACE/UFG, destacando o compromisso, a seriedade e a profundidade técnica que têm marcado a iniciativa.