Pesquisa testou o efeito do uso da Inteligência Artificial na geração de leads no funil de vendas

Professor da FACE publica artigo no principal periódico de negócios do mundo

Pesquisa testou o efeito do uso da Inteligência Artificial na geração de leads no funil de vendas

Marcos Severo, Professor da FACE e Pesquisador Permanente do PPGADM/UFG, participou da coautoria do artigo científico intitulado ‘From static to conversational: The role of landing pages chatbots in B2B lead generation’ que acaba de ser publicado no Journal of Business Research (JBR).

A pesquisa que resultou no artigo foi desenvolvida em cooperação com pesquisadores de outras duas instituições de ensino. Giuliana Isabella, que liderou o estudo, e Fábio Melo Duran, são do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e Colin Gabler é pesquisador da Auburn University (EUA).

O estudo testou o efeito do uso da Inteligência Artificial na geração de leads no funil de vendas. Foram dois experimentos, que envolveram mais de 16 mil participantes, e 17 entrevistas com clientes e gestores de Marketing.

Os principais resultados da pesquisa demonstram que o uso da IA (um formato de comunicação dinâmica) no processo de vendas chega a produzir até 500% mais conversões de leads que o formato estático convencional das landing pages (páginas estáticas de cadastros que servem para coleta de dados dos clientes).

A pesquisa foi realizada em cooperação com a Hubify, Agência de Marketing voltada para o mercado Business-to-Business (B2B), que conduziu a realização dos experimentos online. O estudo já havia sido premiado como Melhor Pesquisa no ‘1st Industrial Marketing Management (IMM) South America Summit’, em 2024.

O Journal of Business Research é o principal periódico de negócios do mundo. Está no primeiro quartil de avaliação da área de negócios. Possui fator de impacto medido pelo Journal Citation Reports de 9.8 e está na lista da Chartered Association of Business Schools (ABS list) como ABS 3.

Clique no link para acessar gratuitamente o artigo até o mês de outubro: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296325005041