tese noticia

Primeira tese de doutorado é defendida na FACE

A tese "Desempenho, Acesso e Litigiosidade: Discussões Metodológicas Acerca da Quantificação do Acesso à Justiça" é de autoria de Renato Máximo Sátiro, com orientação do Professor Doutor Marcos de Moraes de Sousa

No dia 13 de julho de 2022 (quinta-feira), o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis (FACE) formou o seu primeiro discente na modalidade de doutorado. O então discente, e agora doutor, Renato Máximo Sátiro, defendeu sua tese intitulada: "Desempenho, Acesso e Litigiosidade: Discussões Metodológicas Acerca da Quantificação do Acesso à Justiça", orientada pelo Professor Doutor Marcos de Moraes de Sousa.

A defesa contou com a fala de abertura do coordenador do curso, professor doutor Thiago Alves, que ressaltou a importância do momento para a história da FACE: "Esta defesa é a consolidação do trabalho das gestões anteriores que estiveram à frente do PPGADM. São 92 dissertações de mestrado já apresentadas e agora uma tese. Esse é o reflexo de um trabalho contínuo e comprometido". O professor Thiago também leu uma mensagem enviada pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG, professor doutor Felipe Terra, que parabenizou a FACE por esse momento histórico.

Estiveram presentes na banca de defesa a diretora da FACE, a professora doutora Andréa Lucena e o primeiro coordenador do PPGADM e também responsável pela estruturação do programa, o professor doutor Cândido Vieira Jr. O professor Cândido agradeceu o convite e falou sobre a sua contribuição para o programa: "estou feliz em participar deste momento, pois ele é único. Esta defesa é um trabalho coletivo não só do Renato e do professor Marcos. É um pouco da história de todo o PPGADM".

A diretora da FACE, professora Andréa Lucena, falou sobre a importância dos momentos históricos dentro da Universidade: "o lugar que esta tese e consequentemente o Renato e o professor Marcos ocupam será eterno. Daqui há 20 anos ela ainda será a primeira tese que foi defendida na FACE. Isso é histórico e muito importante", destacou.

O autor da tese, Renato Máximo Sátiro, destacou a importância da FACE na sua trajetória: "A FACE é uma segunda casa para mim. Aqui encontrei não só professores, mas pessoas que me inspiram na vida. Até ontem não tinha noção de que poderia ser o primeiro doutor formado pela FACE. Agora essa ficha está caindo". O orientador do trabalho, professor doutor Marcos de Moraes de Sousa, ressaltou a importância do trabalho e a presença de uma banca substancial: "Temos a honra de ter uma banca tão qualificada e com expressão internacional para a leitura e arguição desta tese. Este é realmente um momento único".

A banca examinadora foi composta por:

Prof. Dr. Marcos de Moraes Sousa (Presidente/Orientador/PPGADM)/ (IFGoiano)

Profa. Dra. Luciana Yeung Luk Tai (INSPER/Examinadora externa)

Prof. Dr. Pedro Miguel Alves Ribeiro Correa (Universidade de Lisboa/Examinador externo)

Profa. Dra. Estela Najberg (PPGADM/UFG/Examinadora interna)

Prof. Dr. Vicente da Rocha Soares Ferreira (PPGADM/UFG/Examinador interno)

Categorias: Defesa de tese Doutorado Notícias