Informativo

Boletim do LAM aborda a inserção feminina no mercado de trabalho

Também foram analisados dados sobre a qualidade geral do mercado de trabalho.

A edição deste trimestre do boletim aborda a inserção feminina no mercado de trabalho, observando que as mulheres possuem menor chance de ocupar postos de trabalho de liderança, mesmo depois de consideradas as mesmas características masculinas, como idade, qualificação e setor de emprego. Este é o fenômeno conhecido pelo nome de “teto de vidro”.

Também são analisados dados sobre a qualidade geral do mercado de trabalho. A Região Metropolitana de Goiânia continua a apresentar um índice de qualidade maior e com evolução mais favorável que a média nacional. Para o país como um todo, o indicador de qualidade foi fortemente influenciado pela reação do país à pandemia mundial, apresentando queda no último trimestre do ano.

Qualidade do trabalho e inserção feminina são dois fatores altamente correlacionados. As mulheres possuem maior probabilidade de ocuparem cargos de liderança justamente nas regiões que apresentam maior índice de qualidade. Além disso, as chances femininas de ocupar postos de trabalho de diretoras e chefes são mais influenciadas pela qualidade do mercado de trabalho do que no caso dos homens.

Confira o boletim completo aqui.

 

LAM – Laboratório de Análise de Microdados

Informação e metodologia:

https://lam.face.ufg.br/p/29053-boletim-de-mercado-de-trabalho-goiano

Fonte: Jornal UFG

Categorias: Boletim LAM