Espaço das Profissões 2023 recebe milhares de pessoas no seu 1º dia.jpg

Espaço das Profissões 2023 recebe milhares de pessoas no seu 1º dia

Evento volta a ser presencial e dá oportunidade para estudantes da educação básica conhecerem UFG

O Centro de Eventos Ricardo Freua Bufáiçal da UFG não é nem só o ponto de partida da vida acadêmica, ao receber as matrículas dos ingressantes, e nem só o ponto final dela, ao ser o espaço que realiza as cerimônias de colação de grau. O enorme prédio no coração do Câmpus Samambaia também recebe com grande afetividade aqueles que sonham em um dia estudar na UFG. Depois de três anos sem ser realizado de forma presencial, a Universidade Federal de Goiás volta a abrir as suas portas para mais de 30 mil estudantes da educação básica. O Espaço das Profissões acontece até amanhã, 10/5, no Câmpus Samambaia e é uma oportunidade única para conhecer não só os cursos de graduação da UFG, mas também projetos de pesquisa, programas de assistência estudantil e diversas ações de extensão. As atividades são gratuitas e realizadas até às 17h.

edp 1.jpg

Afirmando que a UFG é a casa da ciência em Goiás, o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade, deu as boas vindas aos participantes e convidou todos a visitarem as salas interativas espalhadas pelo câmpus, para que tenham contato direto com professores e estudantes do seu curso de interesse. A reitora da UFG, Angelita Lima, compartilhou a sua alegria com a realização do evento. "Essa universidade só existe porque nosso objetivo é abrir as portas para vocês. É pra cada um que está aqui que fizemos essa festa. Estamos trabalhando com muita responsabilidade para que conheçam tudo o que temos para oferecer", frisou. A reitora lembrou que a UFG é uma universidade gratuita, que oferece mais de 5 mil vagas de graduação e quer retornar o investimento recebido da sociedade cada vez mais.

edp 2.jpgGestão fez questão de cumprimentar os estudantes que chegaram ao Câmpus Samambaia no início da tarde

Afirmando que as atividades estão espalhadas por todo o câmpus Samambaia e o Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva, a coordenadora do evento, Janice Lopes agradeceu a presença dos estudantes. "Que alegria ver esse câmpus pintado de pessoas diversas conhecendo cada cantinho dessa casa, que tem muito a oferecer", comemorou.

Foi a motivação de estudar na UFG que fez um grupo de estudantes de Niquelândia enfrentar cinco horas de ônibus para conhecer a Universidade na primeira tarde do evento. Camila Carvalho cursa o 3o ano do ensino médio e nunca teve ninguém da sua família estudando na UFG. "É muito emocionante pisar nesse lugar tão sonhando por mim. Espero estar aqui cursando Medicina no ano que vem", compartilhou a estudante. Já seu colega de sala, Isaque Queiroz, está animado em cursar Enfermagem. "Nós que estamos no interior vemos estudar aqui como algo muito distante. Mas espero ter essa oportunidade", afirmou.
Filho de uma dentista egressa da UFG, Maurício Filho ainda não sabe se irá cursar Filosofia ou Odontologia. "Nunca tinha vindo aqui e é um ambiente totalmente diferente do que estamos acostumados a ver", comentou.
Já a professora de matemática Naiara Cristina, trouxe a turma de 3o ano do colégio estadual Ramiro Pedro, da cidade de Morro Agudo. "Incentivo cada aluno a se envolver não só na graduação, mas também para que futuramente possam ser pesquisadores", defendeu.

edp 3.jpgEscola de Música e Artes Cênicas (EMAC) foi um dos espaços da UFG que recebeu grande público

edp 4.jpgStand da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação ofereceu uma experiência virtual aos participantes

edp 5.jpg

"Esperamos em breve rever vocês na matrícula de ingressantes da UFG neste mesmo local", convidou o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade