Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre, mostra IBGE.jpg

Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre, mostra IBGE

O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (1) que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano frente ao trimestre anterior. O PIB, a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, somou R$ 2,6 trilhões em valores correntes.

O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária que obteve uma alta de 21,6%. Maior alta para o setor desde o quarto semestre de 1996, além disso, o setor responde por cerca de 8% de toda a economia do país.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, o PIB registrou elevação de 3,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Esse resultado representa uma forte aceleração em relação aos números observados no último trimestre do ano passado, quando o PIB apresentou uma queda de 0,1%, segundo dados revisados do IBGE.

O setor de serviços, que tem o maior peso no PIB, cresceu 0,6% no período. O resultado foi puxado pelas altas nos setores de Transportes e Atividades Financeiras, ambos com crescimento de 1,2%. Já o setor de Informação e comunicação (-1,4%) apresentou a maior queda do primeiro trimestre para os serviços.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, são os destaques no PIB do 1° trimestre:

• Agropecuária: alta de 21,6%
  • Serviços: alta de 0,6%
  • Indústria: baixa de 0,1%
  • Consumo das famílias: alta de 0,2%
  • Consumo do governo: alta de 0,3%
  • Investimentos: baixa de 3,4%
  • Exportações: baixa de 0,4%
  • Importação: baixa de 7,1%

O PIB é frequentemente calculado, tendo como objetivo medir a economia e o nível de riqueza de uma região. Com o PIB, podemos monitorar como está a economia de um país.