
Egressa do curso de Ciências Econômicas é destaque por aprovação em mestrados internacionais
Gabriela Fernandes, formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2021, tornou-se destaque por seu desempenho em processos seletivos de pós-graduação stricto sensu em instituições estrangeiras.
A egressa do curso de Ciências Econômicas, Gabriela Fernandes, de 22 anos, formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2021, tornou-se um exemplo de destaque por seu desempenho em processos seletivos de pós-graduação stricto sensu em instituições estrangeiras.
Gabriela foi aprovada em cursos de mestrado na área de desenvolvimento econômico em 7 universidades, como a University of Glasgow, University of Bath, Barcelona School of Economics, The Geneva Graduate Institute, Bournemouth University, Universidad Carlos III Madrid e, também, a renomada University of Cambridge.
O interesse pela pesquisa científica e o desejo em realizar uma pós-graduação internacional foi despertado na profissional ainda durante a graduação, quando realizou um projeto de iniciação científica intitulado “Excedente de mão de obra e marginalidade social no Brasil no período 1960-1970”, sob orientação do prof. Dr. Pedro Henrique Evangelista Duarte. Desse projeto, derivou-se o trabalho de conclusão de curso “Excedente de mão de obra, superpopulação relativa e marginalidade no Brasil (1960-1970)” defendido em 2021.
Após concluir seu curso buscou formas de continuar estudando o tema do Desenvolvimento Econômico, assunto presente na graduação, por meio da iniciação científica e do trabalho de conclusão de curso.
Em relato sobre sua pesquisa, Gabriela explica: "De forma geral, pretendo continuar os estudos que iniciei na UFG, entendendo as teorias e práticas que permeiam o desenvolvimento dos países da América Latina, porém tenho a intenção de aprofundar nos recortes de gênero e diversidade. Assim, compreendendo como essas interseccionalidades podem - ou não - se relacionar às teorias latino-americanas existentes. Entendo que as oportunidades que tenho em aberto são grandiosas para mim, pessoalmente, mas também para a instituição, ao passo que tenho a intenção de levar ao contexto internacional aquilo que aprendi na UFG".
Nos últimos meses, Gabriela foi destaque na mídia local pelo seu desempenho e também para divulgar uma iniciativa de levantamento de fundos para alcançar o seu objetivo.
O resultado alcançado pela discente revela não somente o seu potencial acadêmico, como também a qualidade do corpo docente do curso de Ciências Econômicas da FACE/UFG. O desempenho da estudante demonstra o impacto que os programas de pesquisa do corpo docente geram sobre a trajetória profissional dos estudantes do curso.