
Laboratório de Análise de Microdados da FACE/UFG participa de Encontro Internacional em 2023
Laboratório de Análise de Microdados (LAM) marcou presença no prestigiado encontro internacional da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), realizado este ano no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de julho.
O Laboratório de Análise de Microdados (LAM), grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), marcou presença no prestigiado encontro internacional da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), realizado este ano no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de julho. O evento contou com a submissão de quatro artigos elaborados pelos pesquisadores do LAM, sob a orientação do líder do grupo, o doutor em Economia, Sandro Eduardo Monsueto.
As atividades tiveram início na quinta-feira (20/07), com a apresentação do primeiro artigo, intitulado “Diferenciales de desempeño en la educación superior y el efecto del origen socioeconómico” — em tradução livre, "Diferenciais de desempenho na educação superior e o efeito da origem socioeconômica". O estudo contou com a colaboração dos pesquisadores Vitória Lissa Mendes Rocha, Matheus Ferreira dos Reis e Ingrid Machado Mendonça. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto do tipo de escola frequentada no Ensino Médio sobre o desempenho dos estudantes ao ingressarem no Ensino Superior.
Em seguida, foi a vez de apresentar o segundo artigo, intitulado “Effects of Maternity Extension on Wages and Formal Hiring in Brazil” — de tradução livre, "Efeitos da Extensão da Licença Maternidade nos Salários e Contratação Formal no Brasil" —, que abordou os efeitos da licença maternidade sobre salários e contratações formais no país. A pesquisa foi desenvolvida pela estudante Vitória Ayala Reis de Oliveira como parte de seu trabalho de conclusão de curso.
Outros dois artigos ainda serão apresentados durante o evento. No dia seguinte (21/07), será a vez da egressa Maria Carolina Gomes Peixoto expor o trabalho intitulado “Una clasificación de las ocupaciones para el mercado laboral formal brasileño” — de tradução livre, "Uma classificação das ocupações para o mercado de trabalho formal brasileiro". A pesquisa também contou com a orientação da doutora em Economia e professora da FACE/UFG Larissa Cardoso.
Por fim, no sábado (22/07), os pesquisadores Jaqueline Moraes, José Silva e Christian Caldeira apresentarão o último artigo, intitulado “Calidad de mercado laboral: intermediario de la relación entre diversificación productiva y desigualdad de ingreso” — de tradução livre, "Qualidade do mercado de trabalho: intermediário na relação entre diversificação produtiva e desigualdade de renda" —, que explora a qualidade do mercado de trabalho como intermediário na relação entre a diversificação produtiva e a desigualdade de renda.
O encontro da SASE oferece uma plataforma importante para a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores de diversas partes do mundo. Os trabalhos apresentados pelo LAM contribuem significativamente para o debate acadêmico e a compreensão de questões socioeconômicas relevantes no contexto brasileiro.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial da SASE (https://sase.org/). A FACE/UFG parabeniza seus pesquisadores pelo excelente trabalho realizado e reforça seu compromisso com a produção de conhecimento de qualidade e relevância para a sociedade.