IBGE_CRESCIMENTO

PNAD aponta crescimento no número de empregados CLT do setor privado

Os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que o número de empregados com carteira de trabalho no setor privado atingiu o maior contingente desde 2015. A avaliação foi realizada no trimestre encerrado em setembro de 2023.

De acordo com o IBGE, o número, que exclui trabalhadores domésticos, chegou a 37,4 milhões, com alta de 1,6% no trimestre e de 3,0% no ano. Por outro lado, durante os períodos de referência passados, o número de empregados sem carteira no setor privado se manteve estável.

A estabilidade reflete, também, no número de trabalhadores por conta própria (25,5 milhões de pessoas). Em referência ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2022, o número de trabalhadores domésticos (5,8 milhões) também seguiu estável.

A taxa de informalidade alcançou 39,1% da população ocupada (ou 39,0 milhões de trabalhadores informais) contra 39,2% no trimestre anterior e 39,4% no mesmo período do ano passado. Os empregadores (4,2 milhões) e os empregados no setor público (12,2 milhões) mantiveram-se estáveis quanto ao trimestre anterior e ao ano.

Fonte: Ascom | FACE