Professor da FACE coordenou curso sobre preço e inclusão de mercado para o processamento de frutas e fabricação de geleias.jpg

Professor da FACE coordenou curso sobre preço e inclusão de mercado para o processamento de frutas e fabricação de geleias

Curso coordenado pela Emater tem como objetivo fortalecer a cadeia das frutas entre os agricultores familiares na região

Nos dias 20 e 21 de março, o professor Dr. Waldemiro Alcântara, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, coordenou do Curso de Processamento de Goiaba e Maracujá - Fabricação de doce em pasta, corte e geleia.

 regergr.jpg

“Após os produtores aprenderem a fazer geleias, doce em pasta e doce de corte, o objetivo da Oficina de Formação de Preços, ministrada pela Msc. Lorena Brito (egressa da graduação e mestrado em economia da UFG) é ensinar o produtor a elaborar corretamente o preço de venda do produto, com o fim de comercializá-lo de forma eficiente e lucrativa.” Destaca Dr. Waldemiro a respeito de como a formação de preço e introdução do produto no mercado é inserida no projeto.

 rgegetebhtef.jpg

Acerca da importância do projeto para a sociedade goiana, e consequentemente para a FACE/UFG, enquanto promoção de conhecimento, o professor diz: “Trata-se de um projeto que dá o melhor destino possível ao excedente da fruta. Em geral, o produtor não consegue comercializar as frutas que não são classificadas segundo o mercado. Logo, a produção de geleia, doce em pasta e doce de corte se torna uma fonte adicional de renda para o produtor. A FACE, que é a unidade acadêmica que abriga o projeto, mostra sua importância para a sociedade, em especial, para agricultores familiares”.

 rbet.jpg

Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Prefeitura de Senador Canedo, via Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso tinha como objetivo desenvolver a cadeia da fruticultura na agricultura familiar do município e promover a utilização total de tudo que é cultivado, todas as etapas de produção como controle de qualidade, higienização e esterilização, além de formação de preço e inclusão do produto no mercado.

 rbet.jpg

A coordenação do curso ficou sob a responsabilidade da Emater, por meio da extensionista Núbia Lopes juntamente com o engenheiro agrônomo Márcio Bueno. As professoras Dra. Fernanda Salamoni e Dra.Clarissa Damiani, da Escola de Agronomia, ambas da UFG, também estiveram presentes como instrutoras. Além da participação de produtores rurais e algumas pessoas da comunidade em geral.

 egertvte.jpg

Categorias: Notícias