
Docentes indicam: leitura direcionada para área de negócios
Nesta semana, recomendação vem da professora do curso de Administração Tatiane Bento
A indicação de leitura desta semana, pelo corpo docente da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), é da professora do curso de Administração Tatiane Bento. A escolha é direcionada aos discentes que se interessam pela área de negócios.
O livro indicado é "A Gestão do Conhecimento como Solução", do autor Claus Jorge Suffert. O material, disponível na Biblioteca Central da UFG, conta com um relato dos 50 anos de carreira do autor, relatando diversos fatos reais passados durante a experiência profissional.
Segundo Tatiane, a apresentação das experiências demonstram o quanto o conhecimento é indispensável para solucionar corretamente os problemas que foram surgindo durante a trajetória do autor. “Um relato repleto de curiosidades sobre como aplicar a gestão do conhecimento como solução, um tema complexo e multifacetado”, conta.
Confira mais, na íntegra, sobre a escolha da professora
FACE: Por que a gestão do conhecimento é importante?
Tatiane Bento: A “Gestão do Conhecimento” é uma questão estratégica para as empresas se manterem competitivas no mercado, o conhecimento gerado deve ser convertido em valor para a organização, sendo uma ferramenta para inovação de processos, produtos e serviços. É um conceito bastante amplo e de maneira simples pode ser considerado a forma de identificar e analisar os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento da empresa, é um processo para que a empresa aproveite da melhor forma o capital intelectual, os dados do negócio e as tecnologias disponíveis.
FACE: Por que o livro vai ajudar a compreender o tema gestão do conhecimento de forma prática?
T.B: A obra de Suffer traz evidências da capacidade do autor de analisar as situações adversas em sua corporação e apresentar novas respostas. São apresentados os relatos dos causos e façanhas em organizações de diversas naturezas e os cargos que ocupou com diferentes tipos de funções e desafios, mas guiado pela necessidade de solucioná-los. Os relatos práticos do livro nos mostram diferentes situações pelas quais o autor passou e enfatiza a gestão do conhecimento como rotina básica para solucionar e resolver problemas e superar desafios. No dia a dia é que estão as principais oportunidades para agregar valor para a organização, seja através de soluções inovadoras ou simples, para encarar e superar as barreiras que surgem pelo caminho.
Até a próxima indicação!
Fonte: Ascom | FACE