LAM comemora cinco anos.png

LAM comemora cinco anos

O Laboratório de Análise de Microdados (LAM), grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE-UFG), completou cinco anos de existência, na última sexta-feira (17/05). A programação para essa data festiva contou com café da manhã, roda de conversa, workshop e seminário.

O seminário aconteceu a partir das 19h, no miniauditório da FACE e explorou o poder dos microdados na formulação de políticas públicas. Cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores, estavam na plateia atentas as considerações, argumentos e exemplos dos palestrantes. O primeiro que explanou foi o superintendente do IBGE em Goiás e professor adjunto da UFG, Drº Edson Roberto Vieira. 

“Fiquei muito honrado por ter sido convidado para participar do seminário promovido pelo LAM. As pessoas estavam interessadas nas palestras e, por isso, foram muito cordiais e receptivas com as informações que estavam recebendo. Ao mesmo tempo, recebiam informações fundamentais para seguirem realizando pesquisas empíricas”, destacou Edson.

O professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Drº Paulo de Andrade Jacinto é pesquisador membro do Núcleo de Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico (NEIDE/ UFPR). Pela primeira vez em Goiânia estava feliz pela oportunidade de falar com jovens pesquisadores sobre o uso de microdados para a implementação de políticas públicas.

“O papel do economista é fundamental para o desenho de uma política pública e também para avaliá-la. Até mesmo porque os recursos são escassos e é importante, que as políticas públicas adotadas para a população sejam eficientes e as que não forem sejam redesenhadas. Esse é o nosso papel:  mostrar que usando ferramentas, métodos científicos e usando dados, nós podemos usar informações para aprimorarmos as políticas públicas desse país”, contextualiza Paulo.

Afinal, o que é política pública?

Boa parte dos economistas defendem uma economia baseada no sistema de mercado. No entanto, há situações em que ocorrem falhas nesse sistema, que segundo o professor Paulo Jacinto é quando o Estado precisa intervir.  “O desemprego é uma falha de mercado, então o governo precisa criar uma política pública para amparar o trabalhador desempregado ou intermediar essa mão de obra para conseguir que ela saia do desemprego”, complementa.

O professor Edson Vieira reitera a necessidade de se conhecer bem a estrutura, a metodologia e todas as demais informações específicas dos dados que estão sendo utilizados, a começar pela fonte deles. “Isso garantirá que os resultados encontrados pelas pesquisas possam, de fato, espelharem a realidade que se busca mostrar a partir da investigação”, finaliza.


Mais sobre o LAM
O Laboratório de Análise de Microdados (LAM) é uma rede de pesquisadores das áreas de Economia, Administração e Contabilidade, que atua sobre diversas bases de dados, próprias ou de fontes externas, produzindo análise de diagnóstico para a sociedade, organizações e academia. O grupo de estudos e pesquisa é coordenado pelos professores Larissa Cardoso e Sandro Monsueto. A missão principal é testar hipóteses através dos dados e, por meio disso, ser uma rede de profissionais de referência em pesquisa e análise de microdados.


“O LAM compreende quatro grandes temas. A Economia do Trabalho e Economia da Educação são linhas que estão mais diretamente vinculadas ao professor Sandro. Já Economia da Saúde é a área da minha linha de pesquisa e agora uma nova linha, que estamos começando é a parte de sustentabilidade voltada para essa questão das mudanças climáticas e emergências do clima”, explica a professora Larissa.

Caso queira saber mais informações sobre o LAM ou mesmo integrar a essa rede de pesquisadores entre em contato: (62) 3521-1390. Ou acesse: https://lam.face.ufg.br/ https://www.linkedin.com/company/lam-face/

Fonte: Ascom | FACE