Noticia Thiago 2

Professor da FACE integra equipe internacional do PNUD em projeto sobre nova política industrial

O professor Thiago Cavalcante, da Faculdade de Administração, Ciencias Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), acaba de ser integrado à equipe de pesquisadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em uma iniciativa voltada para a análise das transformações contemporâneas da política industrial.

O projeto, coordenado pelo SENAI CIMATEC, reúne especialistas do Brasil e do exterior com o objetivo de avaliar as novas estratégias de política industrial de países desenvolvidos e emergentes, com foco na análise das tendências da indústria mundial, no diagnóstico da situação da indústria brasileira e no fortalecimento do debate sobre a neoindustrialização.

A pesquisa conta com o apoio e colaboração da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), da qual o professor Thiago Cavalcante integra a diretoria executiva. A ABEIN tem se consolidado como uma das principais entidades científicas do país voltadas para a discussão crítica e propositiva de temas relacionados à inovação, desenvolvimento produtivo e tecnológico.

 

Professor Thiago

 

A participação do professor Thiago neste projeto reforça o papel estratégico da FACE no debate sobre o futuro da indústria brasileira e a construção de políticas públicas baseadas em evidências. A iniciativa também converge com os trabalhos do recém-criado Centro de Inteligência em Políticas, Projetos de Inovação e Indústria (CIPPI), coordenado pelo próprio docente. O CIPPI tem como missão fomentar estudos e pesquisas aplicadas que contribuam para o fortalecimento da base produtiva nacional, promovendo maior integração entre universidade, setor produtivo e formuladores de políticas.

Segundo o professor Thiago, “essa é uma oportunidade de colocar o conhecimento acadêmico a serviço de uma agenda pública urgente: pensar uma nova estratégia de desenvolvimento industrial para o Brasil, aprendendo com as experiências internacionais, mas valorizando as especificidades nacionais”.

A participação no projeto representa mais um passo na consolidação da FACE como referência nacional no campo dos estudos sobre desenvolvimento, inovação e indústria, contribuindo ativamente para a formulação de políticas que visam à transformação da estrutura produtiva do país com mais inovação, sustentabilidade e inclusão.