Thumb prof thiago

O professor Tiago Camarinha Lopes (FACE/UFG) integra o conselho editorial da revista International Critical Thought

Parceria acadêmica entre Brasil e China é fortalecida.

 

Foto prof thiagoFoto prof thiago2Foto prof thiago1

A convite da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS - Chinese Academy of Social Sciences), o professor da FACE/UFG Tiago Camarinha Lopes faz parte do conselho editorial da revista International Critical Thought desde julho de 2025 (https://www.tandfonline.com/journals/rict20/about-this-journal#aims-and-scope). Publicada pela casa editorial britânica Taylor & Francis/Routledge, a International Critical Thought é um dos periódicos da academia que faz a interface entre pesquisadores chineses e ocidentais, com foco na análise geopolítica contemporânea a partir da produção intelectual anti-imperialista mundial.

Em 30 de setembro de 2025 o professor Tiago Camarinha, que está na China neste semestre letivo como pesquisador visitante a envio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), reuniu-se com o editor executivo da revista, Zixu Liu, em Pequim.

"A China atingiu e já vem ultrapassando a fronteira científica em diversas áreas, como inteligência artificial, robótica e energias renováveis. Porém, é no campo das ciências sociais que ela demonstra de forma mais nítida sua unicidade e excelência absoluta. Colocar a ciência no posto de comando político da nação para promover o desenvolvimento econômico e o bem estar da população, um corolário do socialismo, é uma conquista inspiradora para os cientistas de todos os países. É uma honra representar o Brasil, a UFG e a FACE em um conselho tão internacionalista e comprometido com a ciência a serviço da humanidade e da paz", pondera o professor.

O projeto de pesquisa "Similaridade formal e distinção real entre os planejamentos econômicos capitalista e socialista" coordenado pelo professor representa o primeiro passo para a construção de uma nova rede de colaboração e intercâmbio acadêmico entre Brasil e China no campo da Economia Política, tendo como base a aproximação entre a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG) e a Faculdade de Marxismo da Universidade Normal do Nordeste da China (School of Marxism/NENU) em Changchun, que hospeda o professor até fevereiro de 2026.